Indicação de artigos


Enquanto pesquisava sobre o tema do título do blog, "Integração da tecnologia na sala de aula", encontrei alguns artigos de diversos autores que são úteis para aprofundamento no tema, apresentando diversas visões sobre ele. Todos eles estão disponibilizados online e têm seus links referenciados na postagem.


  • Escola e Tecnologia: um olhar discursivo sobre essa complexa relação, por Fernanda Maria Pereira Freire.
Esse artigo de 21 páginas aborda sobre a evolução da tecnologia ao longo dos anos e como a implementação dela foi acontecendo na escola e no ensino, abordando alguns exemplos de como isso se aplica ao ensino de inglês.
Referência: FREIRE, Fernanda Maria Pereira. ESCOLA E TECNOLOGIA: UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE ESSA COMPLEXA RELAÇÃO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2., 2012, Lisboa. p. 513 - 533.
  • Tecnologias Móveis em Educação: o uso de celular na sala de aula, por Maria Cristina Marcelino Bento e Rafaela dos Santos Cavalcante.
Essa é uma pesquisa realizada com professores de uma escola acerca da opinião deles sobre o uso de telefones celulares em sala de aula e quais as consequências disso. Apesar de não abordar diretamente o ensino de línguas estrangeiras, que é o enfoque do blog e de meus estudos, o artigo é bem útil para um maior conhecimento da opinião dos próprios professores sobre a integração da tecnologia em sala de aula.
Referência: BENTO, Maria Cristina Marcelino; CAVALCANTE, Rafaela dos Santos. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. Eccom. Lorena, p. 113-120. Jan/jun, 2013.
  • O fator motivacional da lousa interativa no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo piloto, por Samara Freitas Oliveira e Thalita Souza Cirilo.
Esse artigo discorre sobre a lousa interativa, um exemplo de uso de tecnologia em sala de aula, no ensino de uma língua estrangeira, o inglês. Selecionei esse estudo por abordar todos os temas do blog ao mesmo tempo, além de apresentar dados de pesquisas práticas feitas em quatro meses de análises e estudos com o uso dessa tecnologia em uma escola de idiomas.
Disponível em: http://ppgi.posgrad.ufsc.br/files/2014/06/REAA-37-nova.pdf#page=61
Referência: OLIVEIRA, Samara Freitas; CIRILO, Thalita Souza. O FATOR MOTIVACIONAL DA LOUSA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO PILOTO. Estudos Anglo-americanos. Florianópolis, p. 60-80. 2012. Disponível em: <http://ppgi.posgrad.ufsc.br/files/2014/06/REAA-37-nova.pdf#page=61>. Acesso em: 7 abr. 2017.

Comentários